Santa Ceia da Vitória...

No Evangelho de João 13:18-36 , vemos a última Santa Ceia celebrada por Jesus Cristo em corpo presente com Seus discípulos . É sem dúvida o momento mais expressivo de Sua Presença entre nós Suas criaturas há 2.000 anos atrás .


Em João 13:18 começa a Santa Ceia do Senhor : "Não falo de todos , Eu bem sei os que tenho escolhido ; mas para que se cumpra a Escritura : O que come o pão Comigo , levantou contra Mim o seu calcanhar" . Jesus estava se responsabilizando pela escolha de Seus doze discípulos..."Eu bem sei os que tenho escolhido".

Na verdade Jesus não vai culpar ninguém pela escolha de Seus discípulos nem mesmo ao Pai que Lhe deu os doze discípulos ; e disse..."mas para que se cumpra a Escritura" . E assim sendo Jesus conclui..."O que come o pão comigo levantou contra Mim o seu calcanhar".

Irmãos Jesus já estava antevendo os acontecimentos que viriam , com a traição de um de Seus discípulos , mais precisamente Judas Iscariotes . O que estava acontecendo com Jesus , acontece a todo o momento de nossa vida aquí na terra . São pessoas que nós depositamos total confiança , e que até nós o chamamos de "amigo" .

Mas que derrepente se revela inimigo querendo a nossa destruição , derrota , fracasso e até a nossa morte  nos traindo como aconteceu com Jesus Cristo . Então em João 13:21 Jesus confirma o versículo 18 dizendo... "Na verdade na verdade vos digo que um de vós Me há de trair".

Na verdade irmãos Jesus Cristo já sabia quem era o traidor , pois o Pai já Lhe havia indicado quem seria o discípulo escolhido por satanás para trai-LO . Em João 13:26 Jesus confirma : "É aquêle a quem EU der o bocado molhado . E molhando o bocado O deu a Judas Iscariotes filho de Simão" .

Irmãos êste é o momento crucial e mais significativo de tôda missão Messiânica de Jesus Cristo entre nós . O bocado molhado é um pedaço de pão molhado no vinho , que representaria Espiritualmente o momento em que Jesus entrega a satanás Seu corpo (pão) e Seu sangue (vinho) , para o Seu sacrifício de vida por nós pecadores .

Judas tomado por espiritos malignos de traição , inveja , avareza e morte ; representa satanás ao qual Jesus se submete para o cumprimento das Escrituras Sagradas . A pergunta que se faz é : Mas Jesus não tinha Podêres para exorcisar os espíritos malignos que se apoderaram de Judas? Claro é que SIM .

Mas Jesus Cristo tinha que se submeter a satanás para cumprir com as Escrituras ; e para que com Seu sacrifício de vida nós fossemos revestidos de Podêres do Espirito Santo ou Consolador , para também vencermos as forças do mal em Seu Nome . Na verdade Jesus Cristo com Seu gesto de submissão a satanás , estava nos dando uma lição de como devemos agir quando o mal nos assola  nêste mundo .

Devemos também nos submeter às potestades e principados das trevas nêste mundo terreno , pois só assim venceremos o mal no Mundo Espiritual como aconteceu com Jesus Cristo. Em João 13:27 Jesus dá um recado "curto e grosso" a satanás dizendo..."O que fazes , faze-o depressa".

Em João 13:28 fica evidente que nenhum de Seus discípulos estavam entendendo a que propósito Jesus dissera aquilo a Judas Iscariotes . Na verdade irmãos êste era um diálogo a nível Espiritual entre Jesus Cristo e satanás cujo o entendimento estava acima daquilo que Seus discípulos poderiam entender .

Porque afinal o homem é carne é alma vivente ; mas Jesus é Espírito Vivificante , é Espírito de Luz , é o Caminho , é a Verdade , é a Palavra de Deus , o Verbo "Fazer"..."Façamos o homem à nossa Imagem , conforme a nossa Semelhança..." , é o Senhor, enfim  Êle é O Cristo ou O Messias .

Em seguida em João 13:34 , Jesus Cristo enuncia um Novo Mandamento que seria Sua marca registrada ; para que o mundo soubesse para que fins Jesus veio até nós encarnando-Se no Filho do homem . Este Novo Mandamento que Jesus enunciou é o Mandamento dirigido a toda a humanidade independentemente de ser judeu , grego , romano , mulçumano , espirita , budista , cristão , etc.

Amados se quisermos vencer o mundo , se quisermos ser vitoriosos nesta vida , se quisermos nos salvar para vida na eternidade, precisamos praticar este Novo Mandamento enunciado por Jesus Cristo... "Que vos ameis uns aos outros ; como EU vos amei a vós , que também vós uns aos outros vos ameis" (João 13:34 ) .

Este Mandamento é tão poderoso , que quem obedecè-lo ou praticá-lo ; estará também cumprindo com todos os outros Mandamentos que Deus deu a servo Moises no Monte Sinai há 3.500 anos  atrás. Irmãos se praticarmos o Amor fraterno , puro e verdadeiro pregado por Jesus Cristo, certamente que então poderemos ser chamados verdadeiramente de discípulos do Pai e do Filho pois "DEUS é AMOR" (João 13:35) .

Em João 13:36 perguntou-Lhe Simão Pedro : "Senhor para onde vais? Respondeu-lhe Jesus : "Para onde EU vou não podes agora seguir-Me , mas depois Me seguirás". Irmãos Jesus estava de viva vóz dizendo a Pedro que êle seria salvo para o Reino de Deus..."mas depois Me seguirás" .

Irmãos que Homem é êsse que julga os vivos e os mortos ! Só poderia ser o Espirito Santo  formado pela Comunhão Espiritual  Pai e Filho. Então Pedro estava na verdade recebendo de Jesus Cristo com antecipação o veredito do seu julgamento de salvação para vida eterna .

Amados o sacrifício de vida de Jesus Cristo não foi em vão , mas sim trouxe a nossa redenção , libertação e salvação em corpo espiritual eterno e incorruptível ; para que se cumpra com a  "Palavra de Deus"... "Tragada foi a morte na Vitória" , e na Glória de Deus por Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador ( 1Coríntios 15:54). GLÓRIA  DEUS...

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos 2/17..."Jesus porém ouvindo isso disse-lhes : Não necessitam de médico os sãos , mas sim os enfermos ; Eu não vim chamar justos mas pecadores" .

João 8/29..."E Aquele que Me enviou está Comigo . O Pai não Me tem deixado Só , porque Eu faço sempre o que Lhe agrada".

"a videira arruinada"