as provações de Jó...

No livro de Jó no Antigo Testamento vemos a presença marcante de Deus na vida de um homem reto e temente ao Senhor... "Havia um homem na terra de Uz cujo nome era Jó , homem íntegro , reto e temente a Deus e que se desviava do mal" (Jó 1:1) .


"Jó era um homem rico e bem sucedido na vida , possuía sete mil ovelhas , trêz mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas , era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente" (Jó 1:3) . "Jó estava sempre santificando levantando-se de madrugada e oferecendo holocausto para purificação dos pecados e blasfema de seus filhos" .

Mas..."Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor , veio também satanás entre eles" (Jó 1:6). " Perguntou ainda o Senhor a satanás : observaste o Meu servo Jó ? Porque ninguém há na terra semelhante a ele , homem íntegro reto e temente a Deus e que se desvia do mal" (Jó 1:8) . Irmãos esta passagem Bíblica exemplifica bem como o mal pode entrar em nossa vida .

As vezes o homem é íntegro , temente perante Deus aparentemente mas satanás está sempre atento a qualquer deslize que por ventura praticamos contra Deus . Quando isto acontece irmãos abrimos uma brecha na Blindagem Divina que Deus nos dá e então satanás entra por essa brecha e faz um grande estrago em nossa vida .

Foi o que aconteceu com Jó , pois após a pergunta de Deus a satanás..."observaste o Meu servo Jó?" , "Porque ninguém há na terra semelhante a ele..." . Mas satanás respondeu ao Senhor..."Por ventura Jó debalde teme a Deus ?" , "Acaso não O cercaste com sebe a ele , a sua casa e a tudo quanto tem ?" . "A obra de Suas Mãos abençoaste e os seus bens se multiplicaram na terra " (Jó 1:10).

Pois é irmãos às vezes nosso Deus permite que provações vindas de satanás entre em nossa vida para nos testar na nossa fé e crença N'Ele . Apesar de Jó ser íntegro , temente e reto aos olhos de Deus , Ele permitiu que satanás entrasse na sua vida e provocasse um grande estrago..."Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder , somente contra ele não estenda a tua mão" , disse Deus a satanás (Jó 1:12) .

Aí começou as aflições e paciência de Jó , pois ele perdeu todo o seu rebanho de bois, ovelhas , camelos , jumentas e também a sua casa (Jó 1:13) . "Então Jó se levantou , rasgou o seu manto , raspou a cabeça e lançou-se em terra e adorou" . Começou Jó a adorar a Deus , mostrando a sua fé fortalecida no Senhor e disse..."Nu saí do ventre de minha mãe , e nu voltarei , o Senhor O deu e o Senhor O tomou bendito seja o Nome do Senhor!" (Jó 1:21,22) .

Jó apesar das provações que lhe vieram manteve-se fiel com sua fé fortalecida no Senhor..."O Senhor O deu e o Senhor O tomou , bendito seja o Nome do Senhor !" . Mas as provações continuaram sobre Jó , e perguntou o Senhor a satanás..."observaste a Meu servo Jó ?" ; "Ele conserva a sua integridade embora Me incitasses contra ele para o consumir sem causa" (Jó 2:3) .

Então satanás respondeu ao Senhor : "Pele por pele e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida !" . "Estende porém a Tua mão , toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema contra Ti na Tua Face" (Jó 2:4,5) . Disse o Senhor a satanás : "Eis que ele está em teu poder , mas poupa-lhe a vida" (Jó 2:6) . Então saiu satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de tumores malignos desde a planta do pé até ao alto da cabeça" (Jó 2:7) .

Eis que Jó além de perder tudo que tinha , agora fora cometido de tumores malignos através de satanás , com a permissão do Senhor . Na verdade irmãos as bençãos que recebemos de Deus é proporcional a nossa fé N'Ele . Jó já tinha recebido muitas bençãos do Senhor , mas Deus queria dar muito mais para Jó . Para tanto Jó estava sendo provado por Deus para que sua fé e crença aumentasse mais .

De fato é nos momentos difíceis de nossa vida que nossa fé aumenta ainda mais em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador . As provações por que passou Jó foi tão grande que satanás atingiu até a sua própria mulher . E então sua mulher lhe disse: "Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoe a Deus e morre" (Jó 2:9) . Pois é irmãos satanás estava jogando Jó contra Deus através de sua mulher..."amaldiçoe a Deus e morre" .

Irmãos que provação é está ! Certamente que só um grande homem de Deus poderia resistir a tantos infortúnios mas..."Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios" (Jó 2:10) . Até os amigos de Jó Elifaz , Bildade e Zofar se condoeram e consolava-o , pois viam que a dor era muito grande (Jó 2:11-13) . O sofrimento de Jó foi tanto que até o seu nascimento ele amaldiçoou..."Pereça o dia em que nasci e a noite em que se disse: Foi concebido um homem!" . E seu amigo Elifaz repreende a Jó e exorta-o a buscar a Deus com mais fé (Jó 5) .

Irmãos todos nós estamos sujeitos a momentos difíceis em nossa vida e quando as provações nos chegam devemos buscar a Deus do fundo de nosso coração..."E seu amigo Elifaz repreende a Jó e exorta-o a buscar a Deus". Mas Jó procura justificar as suas queixas  e começa a lutar contra Deus (Jó 6,7) . Seu amigo Bildade afirma a Justiça de Deus (Jó 8) . Porém Jó é incapaz de responder a Deus e protesta contra a Sua severidade (Jó 9,10) .

Mas enfim Jó confessa a Deus : "Bem sei que tudo podes e nenhum dos Seus planos pode ser frustrado" . "Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza". Sim irmãos Jó estava se arrependendo de ser um homem pecador..." por isso me abomino e me arrependo no pó e cinza" , pois para o pó e cinza um dia todos nós tornaremos pois é o fruto do pecado sobre o homem (Jó 42) .

Então diante da oração com arrependimento e confissão de Jó a seus pecados , Deus o perdoou e restaurou a sua prosperidade : "Mudou o Senhor a sorte de Jó , quando este orava pelos seus amigos , e o Senhor restitui-lhe em dobro tudo o que antes possuía" (Jó 42:10) . Como se vê irmãos precisamos sempre pedir perdão a Deus pelas nossas faltas e orar por nossos irmãos mesmo que sejam nossos inimigos .

Porque DEUS é fiel , justo , benigno , misericordioso e caridoso para sempre nos perdoar de nossos pecados . ELE sempre estará a nossa disposição para nos perdoar desde que nós confessemos nossos pecados com arrependimento . Irmãos Deus é fiel e quando Jó voltou a ser fiel aumentando sua fé , o Senhor lhe restituiu tudo que ele perdeu para satanás. Amados vamos ser fiéis a Deus até nas provações e verão a Glória de Jesus no PAI que é a nossa salvação para vida eterna . Amém irmãos..."GLÓRIA DEUS".

Evangelista Renato Baudino

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos 2/17..."Jesus porém ouvindo isso disse-lhes : Não necessitam de médico os sãos , mas sim os enfermos ; Eu não vim chamar justos mas pecadores" .

João 8/29..."E Aquele que Me enviou está Comigo . O Pai não Me tem deixado Só , porque Eu faço sempre o que Lhe agrada".

"a videira arruinada"