"A vinha má"


No Antigo Testamento vemos o profeta visionário Isaías, usando de parábola para pregar a "Palavra de Deus" a seus irmãos da época. Em Isaías 5:1-7 temos a "parábola da vinha má"..."Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu amado a respeito da sua vinha.

"O meu amado teve uma vinha num outeiro fertilíssimo" . "Sachou-a , limpou-a das pedras e a plantou de vides escolhidas ; edificou no meio dela uma torre e também abriu um lagar. Ele esperava que desse uvas boas mas deu uvas bravas" .

Irmãos a vinha é a vida que nós levamos neste mundo terreno que nos encontramos no momento. As vezes tomamos atitudes que parecem boas diante de nossos olhos..."Sachou-a, limpou-a das pedras". E a vinha ou a vida cresce floresce, e achamos que estamos no caminho certo..."e a plantou de vides escolhidas..." .

Mas nem sempre o que nós achamos ou plantamos é o certo ou verdadeiro como é a "Verdade de Deus". E então acontecem situações desagradáveis em nossa vinha ou nossa vida com desejos não realizados em que as derrotas e fracassos toma conta de nosso viver..."Ele esperava que desse uvas boas mas deu uvas bravas".

Irmãos muitas vezes as atitudes ou rumos que tomamos em nossa vida, nem sempre é a vontade de Deus para conosco e então passamos a julgar ou condenar alguém como motivo de nossas derrotas..."Agora pois ó moradores de Jerusalém e homens de Judá , julgai vos peço entre mim e a minha vinha".

Pois é irmãos moradores deste mundo..."moradores de Jerusalém", seremos um dia julgados por nossas atitudes contrárias a vontade do Pai em nossa vida..."julgai vos peço entre mim e a minha vinha". "Que mais se podia fazer ainda à minha vinha que eu lhe não tenha feito?"

"E como esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas?". Então perguntamos a nós mesmos onde é que erramos em nossa vida ?..."Que mais se podia fazer ainda a minha vinha?". E ainda nos interrogamos porque esperávamos que tudo desse certo, mas acabou dando tudo errado?...

"Esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas?". Irmãos precisamos conhecer os caminhos traçados pelo Senhor, precisamos sempre consultá-LO antes de tomarmos atitudes impensadas e inconsequentes em nosso viver. Pois estas atitudes podem atingir malignamente a nossa vinha, a nossa vida para sempre.

As vezes é uma separação litigiosa no casamento ou uma atitude errada que praticamos para com nossos filhos, esposa , mãe , pai ou irmãos de criação..."esperando que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas?". "Agora pois vos farei saber o que pretendo fazer a minha vinha :"

"Tirarei a sua sebe, para que a vinha sirva de pasto, derribarei o seu muro para que seja pisada". "Torna-la-ei em deserto . Não será podada , nem sachada , mas crescerão nela espinheiros e abrolhos , às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela" .

Depois que nada nos dá certo, então tomamos atitudes hostis , errôneas para reparar um êrro que foi cometido por nós mesmos..."não será podada, nem sachada, mas crescerão nela espinheiros e abrolhos...". Então nos enganamos pois estas atitudes hostis só irão agravar mais a nossa vinha ou nossa vida...

"Tirarei a sua sebe para que a vinha sirva de pasto, derribarei o seu muro para que seja pisada..." . Depois da tempestade que acontece em nossa vida, parece que estamos num deserto sòzinhos..."torna-la-ei em deserto...às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela".

"Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a Casa de Israel e os homens de Judá são planta dileta do Senhor". Precisamos irmãos ser "planta dileta do Senhor" ou filhos verdadeiros da Criação pois assim o Juizo do Senhor certamente se fará presente em nossa vida..."Este desejou que exercessem juízo e eis aí quebrantamento da lei; justiça e eis aí clamor"( Isaías 5:7) .

Amados se tua vinha ou se tua vida está num deserto em que você não acha uma saída, clame e entregue sua vida ao "Senhor dos Exércitos" e seja "a planta dileta do Senhor" e então tudo lhe será restituído e habitarás na "Casa do Senhor" por longos dias..."Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a Casa de Israel..." . Amém irmãos..."Glória Deus".

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos 2/17..."Jesus porém ouvindo isso disse-lhes : Não necessitam de médico os sãos , mas sim os enfermos ; Eu não vim chamar justos mas pecadores" .

João 8/29..."E Aquele que Me enviou está Comigo . O Pai não Me tem deixado Só , porque Eu faço sempre o que Lhe agrada".

"a videira arruinada"