"Palavras de Sabedoria"

No Livro de Provérbios 4 encontramos o rei Salomão usando de sua imensa sabedoria que Deus lhe deu , para trazer alguns conselhos do Criador para Seus filhos de Criação . Deus é o nosso Pai Celestial e Espiritual que procura nos ensinar a conhecer o entendimento de Tua Palavra Salvadora que está na Bíblia Sagrada .

Ele nos dá a "Boa Doutrina" do bem viver neste mundo hostil e perverso em que nos encontramos . Ele pede que retenhamos em nosso coração ou espirito ou alma as "Palavras de Sabedoria" que estão baseadas em Seus Mandamentos...

"E não te esqueças das Palavras de Minha boca nem delas te apartes" . Irmãos nunca deixem a Sabedoria pois ela sempre te protegerá . A "Sabedoria Divina" nos ensina a praticar o bem , o amor ao próximo , a misericórdia , a benignidade e a caridade .

Na verdade só o amor que vem de Deus praticado entre irmãos pode destruir as obras do mundo sobre o homem ; porque as forças mundanas ou do mal tem domínio sobre a carne ou corpo do homem . A Sabedoria é um "Dom de Deus" dado ao homem e seu princípio está em conhecer a "Palavra Divina" .

Com o conhecimento da "Palavra" vem o Entendimento que é entender o que Deus quer nos falar dentro da Palavra . Quando estimamos ou entendemos a "Palavra" , então o Senhor nos exalta , valoriza e nos honra diante do mundo .

E então seremos glorificados com a "coroa da vida"..."Sê fiel até a morte e Dar-te-ei a coroa da vida" (Apocalipse 2:10) . Diz o Senhor para nós : "Ouve filho Meu e aceite as Minhas Palavras e se te multiplicarão os anos de vida" . "No Caminho da Sabedoria Te ensinei e pelas veredas da retidão Te fiz andar" .

"Em andando por elas não se embaraçarão os teus passos ; e se correres não tropeçareis". "Não entres na vereda dos perversos , nem sigas pelo caminho dos maus" . "Evita-o , não passas por ele , desvia-te dele e passa de largo" . "Porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências" . Que lindos conselhos nos dá nosso Pai Celestial !

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora , que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Provérbios 4:14,15,17,18) . Irmãos vamos trilhar nas veredas ou caminhos percorrido pelos justos e "retos de coração" para sermos iluminados pela Aurora da "Luz Divina" que faz brilhar em nossa face a "Luz da Vitória" da vida sobre a morte..."Tragada foi a morte na Vitória" (1 Corintios 15:54) .

Os perversos caminham nas trevas ou na escuridão onde não vêem as pedras em seu caminho que o fazem tropeçar . Eles são os ímpios , ateus, descrentes que estão afastados de Deus e consequentemente da "Luz Divina" tão importante para vermos as pedras as ciladas e armadilhas que estão pelos caminhos da vida .

Continuando nosso Pai nos diz : "Sobre tudo o que se deve guardar , guarda o teu coração porque dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4:23) . Pois é irmãos o nosso coração ou espirito é que deve ser guardado ou protegido pois..."dele procedem as fontes da vida" .

Se observarmos bem nosso Pai está falando no plural..."dele procedem as fontes da vida" o que significa fontes de vida terrena e espiritual , por isso nosso coração ou espirito deve ser guardado não só para ter uma vida plena aqui na terra mas também para ser liberto e salvo para vida eterna .

Pois a carne ou corpo do homem perece e volta a sua origem terrena..."Porque tu és pó e ao pó tornarás" (Gênesis 3:19) . "Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios"(Provérbios 4:24).

Então irmãos a mesma boca que salva é a mesma que pode provocar a nossa morte . Portanto há momentos em nossa vida que é melhor guardar o "silêncio" para não sermos confundidos ou condenados e mortos para sempre .

"Não declines nem para a direita nem para a esquerda , retira teu pé do mal" (Provérbios 4:27) . Na verdade amados não devemos nos desviar dos "Caminhos do Senhor" pois não há atalhos para se chegar aos Céus . O Caminho certo é Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador , pois sem Ele ninguém verá a DEUS . Amém irmãos..."Paz de DEUS" .

renato j. baudino
Foto







Postagens mais visitadas deste blog

Marcos 2/17..."Jesus porém ouvindo isso disse-lhes : Não necessitam de médico os sãos , mas sim os enfermos ; Eu não vim chamar justos mas pecadores" .

João 8/29..."E Aquele que Me enviou está Comigo . O Pai não Me tem deixado Só , porque Eu faço sempre o que Lhe agrada".

"a videira arruinada"