arrependimento e salvação

No livro de Jó , vemos as provações palas quais Jó passou diante de satanás. Às vêzes nós também somos provados por nosso Pai Celestial . Na verdade Êle quer com essas provações aumentar a nossa fé , a nossa crença em Sua Palavra no conhecimento da Verdade que é Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador .

Quando as provações vem , nós caimos diante delas , revoltando-se contra o nosso Criador na Sua Santa Palavra e ensinamentos . Aconteceu também com Jó , que chegou até a amaldiçoar o seu nascimento...  "Pereça o dia em que nascí e a noite em que se disse : Foi concebido um homem!" .

Converta-se aquêle dia em trevas ; e Deus lá de cima , não tenha cuidado dêle nem resplandeça sôbre êle a luz" (Jó 3:3,4) . Irmãos quem nos dá a vida é Deus , mas Jó amaldiçoou o dia em que nasceu e pediu que descesse trevas nêste dia .

Na verdade irmãos somos carne , vento que se vai e não volta mais ; por isso somos pecadôres e acabamos pecando mais ainda quando nos revoltamos contra o nosso Criador . Jó era um homem de Deus , integro , reto , tenente e que desviava do mal  (Jó 1:1) . Mas não resistiu às provações causadas por satanás e se revoltou contra Deus .

Isto acontece muito entre nós , e também acabamos não resistindo ; e até afirmamos que..." Deus não ouve a nossa oração" . Mas na verdade nêstes momentos difíceis que passamos , nosso Deus está sempre conosco pronto para nos ajudar e nos salvar das mãos do maligno .

Oa amigos de Jó que sabiam de sua integridade com Deus o repreenderam como Elifaz..."Eis que tens  ensinanado a muitos e tens fortalecido mãos fracas" . "As tuas palavras tem sustentado aos que tropeçavam , e os joelhos vacilantes tens fortificado" . "Mas agora em chegando a tua vêz tu te enfadas ; sendo tu atingido , te pertubas" (Jó 4:3,4,5) .

Pois é irmãos isto pode acontecer com um homem de Deus , um pastor , obreiro , bispo , apóstolo , missionário , padre , rabino , reverendo etc. ; mas não devemos nos enfadar , pertubar quando atingidos por estas forças mundanas , malignas e destruidoras . O amigo Elifaz exorta a Jó buscar a Deus...

"Chama agora! Haverá alguém que te atenda! (Jó 5:1) . Nêstes momentos em que passamos por êstas provações , o nosso maior amigo é o próprio Deus , que pode nos livrar dêtes momentos de dôr , angústia , depressão , infelicidade , mêdo , aflição , que atinge o nosso corpo , alma ou espírito .

Nêstes momentos jamais devemos abandonar o nosso Deus vivo e verdadeiro . Jó ao se rebelar contra Deus , estava caindo em tentações malignas . E Elifaz acusa a Jó de grandes pecados e repreende..."Por ventura , não está Deus nas alturas do céu?" . "Acaso poderá Êle julgar através de densa escuridão?" (Jó 22:12,13) .

Pois é irmãos quando estamos em pecado , em faltas as trevas são tantas que não vemos a Deus , e nem ÊLE nos vê . Nêstes momentos estamos servindo ao mal ; e portanto entregues aos seus caprichos , às suas ordens que nos traz fracassos , derrotas e destruição em nossa vida .

Então o amigo Elifaz abre o entendimento de Jó na Palavra de Deus..."Se te converteres ao Todo-poderoso serás restabelecido (Jó 22:23) . Então Jó reconhece a sabedoria de Deus e disse..."Como sabes ajudar ao que não tem força e prestar socorro ao braço que não tem vigor!" .

"Como sabes aconselhar ao que não tem sabedoria e revelar plenitude do verdadeiro conhecimento!" (Jó 26:2,3) . E Jó então reconhece que a verdadeira sabedoria é dom de Deus . Irmãos Deus não ouve os aflitos porque êstes não tem fé (Jó 35) .

Quando estamos tomados por aflições , angústias , mêdo , dôres , infelicidades ; precisamos ter fé em Deus , para que Êle possa nos livrar dêsses momentos difíceis em nossa vida . Não há remédio fabricado pelo homem que nos alivie dêstes males , só DEUS é o remédio para nos curar ; porque o sofrimento da alma , do espírito só o Espirito Santo tem o Poder de nos libertar e curar .

Irmãos é no sofrimento , aflição , angústia que nossa fé aumenta , e então damos valor à Deus..."Não poupa a vida ao perverso , mas faz justiça aos aflitos" . "Eis que Deus é mui grande ; contudo a ninguém despresa é grande na força da Sua compreensão" , disse Jó 36:5,6 .

E então Jó confessa a Deus o arrependimento de seus pecados..."Por isso , me abomino e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42:6) . E Deus então restaura a prosperidade de Jó , quando êle..."orava pelos seus amigos" , e... "o Senhor deu-lhe o dôbro de tudo o que antes possuira" (Jó 42:10) .

Irmãos é muito importante arrependermos de nossos pecados , e orarmos pelos amigos , pelos necessitados  e até por nossos inimigos ; pois assim nós sensibilizamos , agradamos o nosso Criador . E então ÊLE em forma de reconhecimento nos abençoa e restaura a paz , a prosperidade , a felicidade , a saúde nos dando a alegria da salvação em nosso coração . Amém...

Renato J. Baudino

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos 2/17..."Jesus porém ouvindo isso disse-lhes : Não necessitam de médico os sãos , mas sim os enfermos ; Eu não vim chamar justos mas pecadores" .

João 8/29..."E Aquele que Me enviou está Comigo . O Pai não Me tem deixado Só , porque Eu faço sempre o que Lhe agrada".

"a videira arruinada"