O Mediador

Em Hebreus 7,8 o apóstolo Paulo nos relata a presença do homem revestido de podêres como sumo sacerdote do Deus Altíssimo ; assumindo a posição de intercessor e mediador entre o Criador e Suas criaturas .

"Porque êste Melquisedeque que era rei de Salém , sacerdote do Deus Altíssimo ; e que saiu ao encontro de Abraão , quando êle regressava da matança dos reis e o abençoou" (Hebreus 7:1) . "Sem pai , sem mãe , sem genealogia , não tendo princípio de dias nem fim de vida ; mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus , permanece sacerdote para sempre" (Hebreus 7:3).

Posteriormente os homens revestidos de sumo sacerdotes , que se assumiam segundo a ordem de Melquisedeque ; passaram a ser uma melhor esperança pela qual o homem podia chegar a Deus (Hebreus 7:19) . Mas a grande diferença dêstes mediadôres ou sacerdotes do povo e Jesus Cristo no Nôvo Testamento ; é que aquêles pela morte foram impedidos de permanecer .

Mas Jesus porque permanece eternamente tem um Sacerdócio Perpétuo ; ou seja porque Jesus faz parte da Santíssima Trindade representada  pelo Espírito Santo... "Porque nos convinha tal Sumo Sacerdote , Santo , Inocente , Imaculado , separado dos pecadôres e feito mais sublime do que os Céus" (Hebreus 7: 24,26) .

"E que não necessitasse como os sumos sacerdotes de oferecer cada dia sacrífícios primeiramente por seus próprios pecados ; e depois pelo do povo"... Porque isto fêz ÊLE uma vêz , oferecendo-se a Sí mesmo" (Hebreus 7:26,27) . Então irmãos o que Paulo está nos dizendo , é que o homem revestido de sumo sacerdote segunda a ordem de Melquisedeque ; tinha que se sacrificar diàriamente para se limpar e se purificar de seus pecados e do povo .

Mas Jesus Cristo sacrificou-se uma só vêz em vida , para nos limpar e nos purificar de nossos pecados ; por isso ÊLE é sem dúvida o Mediador eterno entre o homem e Seu Criador . "Porque só há um Mediador entre Deus e os homens ; Cristo Jesus homem" (1 Timóteo 2:5) . "E por isso é Mediador de um nôvo pacto , para que intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto ; os chamados receberam a promessa da herança eterna" (Hebreus 9:15) .

Em outras palavras , hoje nós temos graças a Jesus Cristo..."a promessa da herança eterna" ; ou seja a vida eterna no Reino dos Céus . Temos sim..."Um Sumo Sacerdote tal que está assentado nos Céus , à destra do Trono da Majestade" (Hebreus 8:1) . "Mas agora alcançou êle Ministério tanto mais excelente quanto é Mediador de um melhor concerto que está confirmado em melhores promessas" .

"Porque se aquêle primeiro (Melquisedeque) fora irreprensível ; nunca se teria buscado lugar para o Segundo" . Pois o Senhor Deus lhes disse : "Eis que virão dias , diz  o Senhor em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei um Nôvo Concerto" . Pois é irmãos êste Nôvo Concerto ao qual nosso Pai se refere , veio da casa de Judá que é o Senhor e Salvador Jesus Cristo .

"Porque êste é o concerto que depois daquêles dias farei com a casa de Israel , diz o Senhor ; porei as Minhas Leis no seu entendimento , e em seu coração às escreverei ; e Eu lhes serei por Deus , e êles Me serão por povo" (Hebreus 8:6-10) . Então irmãos com a vinda de Jesus Cristo até nós há 2.000 anos atrás , criou-se um nôvo concerto , um nôvo Mediador entre Deus e o homem ; e passamos a ser considerados realmente filhos ou povo de Deus..."Eu lhes serei por Deus e êles Me serão por povo" . Amém...

Renato J. Baudino

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos 2/17..."Jesus porém ouvindo isso disse-lhes : Não necessitam de médico os sãos , mas sim os enfermos ; Eu não vim chamar justos mas pecadores" .

João 8/29..."E Aquele que Me enviou está Comigo . O Pai não Me tem deixado Só , porque Eu faço sempre o que Lhe agrada".

"a videira arruinada"