a vitória de Jó

No livro de Jó no Antigo Testamento , vemos a odisséia porque passou êste homem de Deus . Seu sofrimento , aflições , angústia , nos serve de exemplo ; pois todos nós estamos sujeitos às provações que o mundo nos oferece .

Em Jó 5:1 , o amigo de Jó  Elifaz exorta-o a buscar a Deus . Na verdade Elifaz estava fazendo o papel de um sacerdote , pastor , missionário , rabino , padre , bispo ; que sempre estão nos guiando à buscar o nosso Criador..."Chama agora! Haverá alguém que te atenda?  E para qual dos santos anjos te virarás"?

Pois é irmãos quando estamos em dificuldades , em provações , quem poderá nos ajudar se não o Pai o Filho e o Espírito Santo . Só ÊLE é a nossa força , a nossa fortaleza , a nossa armadura que devemos usar para vencer as batalhas da vida ou da morte .

"A sua messe o faminto a devora e até do meio dos espinhos a arrebata ; e o intrigante abocanha os seus bens" (Jó 5:5) . Isto quer dizer irmãos que até a nossa colheita , nossos bens , que nos foi dada por nosso Pai , o faminto , o devorador à devora , arrebata e abocanha .

Amados devemos vigiar e orar com fé , para evitarmos que tal se susceda conosco ; porque´só assim estaremos na presença e na proteção do Senhor contra o devorador . Então Elifaz continuou a orientar Jó ; e a nós também a buscar o Senhor..."Quanto a mim , eu buscaria a Deus , e a Êle entregaria a minha causa" (Jó 5:8) .

Irmãos nêsses momentos de dificuldades em que passamos , devemos entregar a Deus a nossa causa injusta , para que o Senhor possa fazer a Sua Justiça . E então a Sua Justiça..."porá os abatidos num lugar alto , e para que os enlutados se alegrem da maior ventura" (Jó 5:11) .

Amados bem-aventurados , bem sucedidos são os homens obedientes e praticantes da Palavra de Deus ; porque são limpos de coração e certamente um dia verão a Face de Deus . "De seis angustias te livrará , e na sétima o mal te não tocará" (Jó 5:19) .

"Do açoite da língua estarás abrigado e quando vier a assolação não a temerás" (Jó 5:21) . Que Palavras lindas de nosso Pai para com Seus filhos de Criação ; pois êle garante que nos livrará de toda angústia de toda língua ferina , cruel e desumana e de toda assolação do mal em nosso viver .

"Em robusta velhice entrarás para a sepultura , como se recolhe o feixe de trigo a seu tempo" (Jó 5:26) . Que lindas palavras de Elifaz , usado pelo Santo Espírito para aconselhar e guiar Jó a salvação . Nosso Deus nos dará uma velhice com saúde..."Em robusta velhice entrarás para sepultura..." ; ou seja morreremos tão sòmente de velhice , porque o tempo é inexorável .

Jó então aceitou buscar a Deus e afirma a Sua Soberania..."Como sabes ajudar ao que não tem força e prestar socorro ao braço que não tem vigor!" "Como sabes aconselhar ao que não tem sabedoria e revelar plenitude do verdadeiro conhecimento!" (Jó 26:3) .

Na verdade a plenitude do verdadeiro conhecimento , está na Palavra de Deus , que é a Sabedoria de Deus que a nós é revelada . Porque ninguém compra a Verdadeira Sabedoria , pois a Sabedoria é um Dom de Deus para com Suas criaturas .

E então Deus restaura a prosperidade de Jó , quando êste orava pelos seus amigos ; e o Senhor deu-lhe como recompensa o dôbro de tudo o que antes possuia  (Jó 42:10) . Irmãos , se vocês estão passando por uma fase ruim em sua vida , onde nada dá certo .

Se você está perdendo tudo que tinha como família , saúde , paz , prosperidade e felicidade ; então busque e exorte a Deus com fé como fêz Jó ; e então tudo lhe será restituido em dôbro . Então acontecerá conosco o que aconteceu com Jó..."Então morreu Jó velho e farto de dias" (Jó 42:17) .

Isto quer dizer amados que se buscarmos e exortarmos a Deus em nossa vida , morreremos com nossa missão cumprida aquí na terra , e com fartura de paz , amor , fraternidade , felicidade e saudades . Amém...

Renato J. Baudino

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos 2/17..."Jesus porém ouvindo isso disse-lhes : Não necessitam de médico os sãos , mas sim os enfermos ; Eu não vim chamar justos mas pecadores" .

João 8/29..."E Aquele que Me enviou está Comigo . O Pai não Me tem deixado Só , porque Eu faço sempre o que Lhe agrada".

"a videira arruinada"