"tudo é vaidade"

No livro do Eclesiastes vemos Salomão filho de Davi rei de Israel , usando da Sabedoria que Deus lhe Deu nos trazendo algumas revelações que devemos refletir..."Vaidade de vaidades , tudo é vaidade" ; "Geração vai e geração vem ; mas a terra permanece para sempre" (Eclesiastes 1: 2,4)

Na verdade irmãos todos nós somos inquilinos aquí na terra , pois um dia partiremos ou mudaremos de vida ou mudaremos de mundo..."mas a terra permanece para sempre" . Para entendermos o que Salomão nos diz , nêstes versículos precisamos entender primeiro o que significa a palavra "vaidade".

No "Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa" , vaidade significa ilusão , frivolidades ou vãs atitudes que não levam a nada . Então Salomão nos diz : "Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho , com que se fadiga debaixo do sol (Eclesiastes 1:3) .

De fato irmãos há homens que se iludem trabalhando a vida inteira para se enriquecer materialmente , mas que derrepente vão embora ou morrem e deixam tudo aquí na terra..."Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho..." . Na verdade  irmãos o que se aproveita dêste mundo são as Riquezas Espirituais que vem do Céu , que vem do Senhor.

Porque estas Riquezas sim , valerão pontos para nossa salvação espiritual . "Todas as cousas são caseiras tais que ninguém as pode exprimir ; os olhos não se fartam de vêr , nem se enchem os ouvidos de ouvir" (Eclesiastes 1:8) .

Irmãos tudo na vida terrena é mesmice é ilusão ou seja , tudo que praticamos e deixamos de praticar  se repetirá por gerações e gerações..."Levanta-se o sol e põe-se o sol , e voltará ao seu lugar onde nasce de nôvo"(Eclesiastes 1:5) .

Na verdade nós nunca estamos contentes ou satisfeitos , pois sempre queremos mais e mais..."os olhos não se fartam de vêr , nem se enchem os ouvidos de ouvir" . "O que foi é o que há de ser , e o que se fêz , isso se tornará a fazer ; nada há pois de nôvo debaixo do sol" (Eclesiastes 1:9) .

Realmente tudo que o homem praticar ou fazer nesta vida terrena será repetido pelo homem ao longo de gerações vindouras aquí na terra..."debaixo do sol" . Pois..."Há alguma cousa de que se possa dizer :Vê , isto é nôvo? Não! Já foi nos séculos que foram antes de nós" .

Irmãos nada é surprêsa ou novidade para nós nêste mundo presente , pois o que plantamos colheremos . Nunca plantem o mal , porque certamente o mal se revelará contra o malfeitor . Vamos sim plantar o bem ou praticar o bem , porque assim não haverá surprêsas ou novidades que possam prejudicar a nossa vida .

O homem é "alma vivente" , segundo definição Espiritual de nosso Criador na Sua Palavra (Gênesis 2:7) . Isto quer dizer que sômos sêres inteligentes , dotados de mente ou inteligência . A mente a inteligência a memória do homem faz parte de seu "corpo natural" , e perecerá junto com êle quando de sua morte física...

"Já não há lembrança das cousas que precederam , e das cousas posteriores também não haverá memória entre os que hão de vir depois delas" (Eclesiastes 1:11) . Em outras palavras o espírito ou "fôlego de vida" que Deus nos Deu , não tem memória ou inteligência .

Na verdade a única função de nosso espirito é dar vida terrena ao corpo natural do homem ; pois como afirma o apóstolo Paulo..."Se há corpo natural , há também corpo espiritual" (1 Corintios 15:44) . Então Salomão conclui :

"Porque na minha sabedoria há muito enfado ; e quem aumenta ciencia aumenta tristeza" (Eclesiastes 1:18) .
Enfado significa cansaço , aborrecimento , mal-estar , algo desagradável . Então quando somos dotados de Sabedoria que vem do Divino , ficamos aborrecidos , enfadados segundo Salomão .

O homem de Deus tem uma visão diferente dêste mundo em relação ao homem natural , porque visa e vê o Espiritual e não o material . Ficamos aborrecidos e tristes interiormente ou espiritualmente pois gostaríamos que todos nossos irmãos vissem o mundo de maneira certa conforme a Visão de nosso Pai Celestial .

Na verdade irmãos não será nada fácil fazer a Obra de Deus aquí na terra , pois certamente seremos apedrejados e perseguidos por satanás que vai se incomodar com o Poder do Espirito Santo. Por isso que a Sabedoria Divina alimenta e aumenta a ciencia a inteligência do homem , mas também aumenta a tristeza o enfado..."Porque na minha Sabedoria há muito enfado ; e quem aumenta ciencia aumenta tristeza". Amém...

renato j. baudino

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos 2/17..."Jesus porém ouvindo isso disse-lhes : Não necessitam de médico os sãos , mas sim os enfermos ; Eu não vim chamar justos mas pecadores" .

João 8/29..."E Aquele que Me enviou está Comigo . O Pai não Me tem deixado Só , porque Eu faço sempre o que Lhe agrada".

"a videira arruinada"