o homem soberbo...


Em Jeremias 13:15,16,17 , no Antigo Testamento , vemos a advertência do Senhor, ao homem soberbo . No dicionário Aurélio da língua portuguesa o substantivo ou a palavra soberbo significa : "Que está mais elevado que outro, orgulhoso ao extremo, arrogante, sobranceiro".

O homem é soberbo, quando quer ser maior que todos aqueles que estão ao seu derredor. Só o que ele fala deve prevalecer, é orgulhoso e arrogante que se considera até maior que Deus. Então em Jeremias 13:15,16 o Senhor Deus nos diz : "Ouvi e atentai, não vos ensoberbeçais, porque o Senhor falou".

"Daí Glória ao Senhor, vosso Deus antes que Ele faça vir as trevas, e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos, antes que esperando vós a luz, Ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão". Irmãos um tipo comum de soberbo , é o homem que detém algumas riquezas materiais ou "status social" . Ele se acha poderoso, arrogante e orgulhoso, mas é só impressão porque na verdade Ele está andando em trevas..."antes que Ele faça vir as trevas" .

O homem soberbo começa a ter problemas na sua vida familiar , profissional , financeiro , pessoal e até na saúde..."antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos...". Amados o dinheiro pode comprar tudo mas não compra a dignidade, a honra, a honestidade, o amor fraterno, a felicidade, e a paz espiritual do homem. Na verdade todas estas coisas são Dons de Deus que só ganhamos quando andamos na luz que é Jesus nosso Senhor e Salvador.

Mas ao soberbo..."Ele a muda em sombra de morte e a reduz à escuridão". Irmão temos que..."Daí Glória ao Senhor vosso Deus, antes que Ele faça vir as trevas...". "Mas se isto não ouvirdes, a Minha alma chorará em segredo por causa da vossa soberba, chorarão os Meus olhos amargamente e se desfarão em lágrimas, porquanto o rebanho do Senhor foi levado cativo" (Jeremias 13:17).

Irmãos que declaração linda, e de humildade de nosso Criador para com Suas criaturas. O homem soberbo que pratica a iniquidade carnal e espiritual, faz o nosso Deus ficar triste e aborrecido..."Minha alma chorará em segredo por causa de vossa soberba...". Irmãos ao pecarmos estamos servindo a satanás ou a lei do pecado ou seja, não estamos ouvindo ao Senhor..."Mas se isto não ouvirdes...

" então estaremos deixando nosso Pai muito triste¨ e..."chorarão os Meus Olhos amargamente e se desfarão em lágrimas...".Toda atitude pecaminosa que o homem cometer vai certamente aborrecer, entristecer nosso Pai Celestial..."porquanto o rebanho do Senhor foi levado cativo". Na verdade cada alma que Deus e Pai perde para satanás vai entristecê-LO profundamente a ponto D'Ele "chorar em segredo".

Porque ELE é Pai e só um pai ou uma mãe sabe a dor o sofrimento causado pela perda de um filho ou uma filha. Amados assim é o nosso Deus, afinal somos a Sua Imagem e Semelhança e não poderia ser diferente. Vamos entáo fazer a Tua Vontade porque Ele não quer perder nenhum de Seus filhos de Criação (Eclesiastes12:7). Na verdade Ele quer ver todos nós de volta para Tua Casa ou Teu Reino. Amados vamos voltar para a Casa do Pai!

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos 2/17..."Jesus porém ouvindo isso disse-lhes : Não necessitam de médico os sãos , mas sim os enfermos ; Eu não vim chamar justos mas pecadores" .

João 8/29..."E Aquele que Me enviou está Comigo . O Pai não Me tem deixado Só , porque Eu faço sempre o que Lhe agrada".

"a videira arruinada"