oferta de Caim e Abel

No livro do Gênesis capítulo 4 , vemos o nascimento de Caim e Abel , filhos do casal Adão e Eva .
"Aconteceu que ao fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor"(Gênesis4:3) .

"Abel por sua vêz , trouxe das primícias do seu rebanho a gordura deste . Agradou-Se o Senhor de Abel e de sua oferta"(Gênesis4:4). "Ao passo que de Caim e de sua oferta não Se agradou . Irou-se , pois sobremaneira Caim e decaiu-lhe o semblante"(Gênesis4:5) .

Caim foi lavrador e Abel pastor de ovelhas (Gênesis4:2) . Porque será que a oferta de Abel como pastor , agradou mais ao Senhor ; do que a oferta de seu irmão Caim que era lavrador ? Se reportarmos à Gênesis 3:17 veremos :

"E a Adão disse o Senhor : Visto que atendeste a vóz de tua mulher e comeste da árvore que Eu te ordenara não comesses , maldita é a terra por sua causa ; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida".

Irmãos por causa da desobediência de Adão e Eva ao Senhor , aconteceu o pecado original ; que culminou com a atitude de nosso Senhor..."maldita é a terra por sua causa" . Então a oferta de Caim à Deus não Lhe foi agradável ; porque como lavrador êle ofereceu... " do fruto da terra..." .

Ora se Deus amaldiçoou a terra por causa do pecado de Adão e Eva , logo o fruto da terra era considerado um fruto maldito ; e portanto não agradável aos olhos do Senhor . Porém Abel foi pastor de ovelhas . O pastor guia seu rebanho por bons caminhos , zelando pela sua segurança .

O bom Pastor da Sua vida às ovelhas . E então a gordura como oferta dada por Abel , foi agradável ao Senhor Deus . "Então disse o Senhor a Caim : "Porque andas irado , e porque decaiu o teu semblante ? (Gênesis 4:6) . Esta situação provocou em Caim , despeito , ira , inveja contra Abel seu irmão e então..."decaiu o teu semblante".

Desta situação surgiu então a Palavra de Deus que nos adverte : "Se procederes bem , não é certo que serás aceito? Se todavia procederes mal , eis que o pecado jaz à porta ; o seu desejo será contra tí , mas a tí cumpre domoná-lo" (Gênesis 4:7) .

Pois é irmãos , se fizermos ou desejarmos mal a alguém ; certamente que êste mal voltará contra nós mesmos . Quem nos diz isto , é o Senhor Deus nosso Criador . Portanto é melhor ouví-Lo com muita atenção , caso contrário certamente teremos aborrecimentos futuros .

E aí aconteceu o que todos nós já sabemos ; ou seja Caim matou seu irmão Abel por ciúme , ira , inveja , despeito . (Gênesis 4:10) . Irmãos até aos dias de hoje êstes espíritos malignos da ira , inveja , ciúmes ; continuam a fazer vítimas por tôdo o mundo .

Êste foi o primeiro crime praticado pela humanidade , como consequência do pecado original de Adão e Eva ; quando o mal ou os espíritos do êrro entrou para sempre na Obra Divina da Criação . Irmãos assim diz o Senhor dos exércitos :

"Escutaí a Minha lei povo Meu ; inclinai os vossos ouvidos às Palavras da Minha bôca". "Abrirei a Minha bôca numa parábola ; e falarei enigmas da antiguidade" (SL 78) . Isto quer dizer irmãos que devemos ouvir e escutar ao Senhor , sendo obedientes a Sua Palavra a Sua lei ; para que não aconteça o que aconteceu com Caim e Abel . Amém ...

Renato J. Baudino

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos 2/17..."Jesus porém ouvindo isso disse-lhes : Não necessitam de médico os sãos , mas sim os enfermos ; Eu não vim chamar justos mas pecadores" .

João 8/29..."E Aquele que Me enviou está Comigo . O Pai não Me tem deixado Só , porque Eu faço sempre o que Lhe agrada".

"a videira arruinada"