a saga de Ana

No primeiro livro de Samuel 1 , vemos a história de um homem chamado Elcana que tinha duas mulheres chamadas Ana e Penina . Êste homem subia de ano em ano à Casa do Senhor´para adorá-LO em sacrifícios em Silo .

No dia em que Elcana oferecia seu sacrifício ao Senhor , dando porções a Penina e seus filhos , a Ana êle dava porções dupla , porque êle a amava muito . Porém Ana era uma mulher estéril e sua rival Penina sempre a provocava para irritá-la , porque não podia ter filhos .

Assim os anos iam se passando , e sempre Penina provocava Ana , quando subiam a Casa do Senhor para adorá-LO . Ana chorava muito e não comia , e Alcana seu marido se preocupava com a sua tristeza . Porém Ana decidiu entrar na presença do Senhor em voto e oração , e com grande amargura de alma chorou e clamou abundantemente .

E fêz um voto , dizendo..."Senhor dos exércitos , se benignamente atentares para a aflição da tua serva , e Te não esqueceres , e lhe deres um filho varão ; ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida e sôbre a sua cabeça não´passará navalha" . Porém Ana demorou ao orar perante o Senhor , e passou alí o sacerdote Eli que observou o movimento em seus lábios .

Porquanto Ana só no coração falava , pois seus lábios se moviam porém não se lhe ouvia vóz nenhuma . Disse então Eli a Ana : "Até quando estarás tu embriagada? Aparta de tí esse vinho!" . Porém Ana respondeu : "Não senhor meu!  Eu sou mulher atribulada de espírito , não bebí nem vinho nem bebida forte" .

"Porém venho derramando a minha alma perante o Senhor" . E então o sacerdote Eli disse: "Vai-te em paz , e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste" . Assim Ana se foi , e no primeiro momento em que Alcana coabita com ela o Senhor se lembra dela . E Ana concebeu tendo um filho que se chamou Samuel , pois dizia..."Do Senhor o pedi" .

No ano seguinte em que subiriam a Casa do Senhor para oferecer sacrifício anual ; Ana não foi com Alcana , pois queria ela subir a Casa do Senhor com seu filho desmamado . Assim que o menino desmamou , Ana se apresentou a Casa do Senhor e disse :

"Ah! Meu Senhor , tão certo como vives eu sou aquela mulher que aquí esteve Contigo orando ao Senhor". "Por êste menino orava eu , e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera" . "Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor , por todos os dias que viver , pois do Senhor o pedí" .

"E êles adoravam alí o SENHOR" . De fato irmãos Samuel foi um dos grandes profetas da Bíblia Sagrada , endireitando a vida de seus irmãos o povo de Israel , o povo de Deus . Esta mensagem é dedicada a toda mulher estéril , que certamente quando lerem com fé serão abençoadas por nosso DEUS Vivo e Verdadeiro. Amém...

Renato J. Baudino

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos 2/17..."Jesus porém ouvindo isso disse-lhes : Não necessitam de médico os sãos , mas sim os enfermos ; Eu não vim chamar justos mas pecadores" .

João 8/29..."E Aquele que Me enviou está Comigo . O Pai não Me tem deixado Só , porque Eu faço sempre o que Lhe agrada".

"a videira arruinada"