o bem e o mal

Em Romanos 7: 17-25 , o Apóstolo Paulo através do Santo Espírito , nos evidência a batalha , a cobiça entre o bem e o mal sôbre o homem ; ou seja entre as forças benignas que vem do Espírito Santo de Deus e as forças malignas que vem das potestades e principados das trevas .

Paulo nos diz :"De maneira que agora já não sou eu que faço isto , mas o pecado que habita em mim". Paulo está nos dizendo que o pecado está em nós , habita em nós..."mas o pecado que habita em mim" ; e que por êle não erraria , não pecaria ..."De maneira que agora já não sou eu que faço isto" .

Então chegamos a conclusão de que na nossa carne não habita , não está o bem ; ou seja o querer não errar , não pecar está em nossa alma espiritual ..."Porque bem sabemos que a lei é Espíritual ..." ; mas não conseguimos evitar o mal que nos assola constantemente ... "mas eu sou carnal , vendido sob o pecado" (Romanos 7:14) . Em outras palavras "não fazemos o bem que queremos ; mas fazemos o mal que não queremos".

A explicação espiritual para tudo isto , é que há uma luta , uma cobiça da espiritualidade maligna , que atua na alma vivente do homem (carne) ; e a espiritualidade benigna que atua na alma espiritual do homem ..."Porque , segundo o homem interior , tenho prazer na lei de Deus"(Romanos 7:22) .

Irmãos o homem é carne , e como tal o Apóstolo nos diz :"Ora se eu faço o que não quero , já não o faço eu , mas o pecado que habita em mim" . "Acho então esta lei em mim ; que quando quero fazer o bem , o mal está comigo". Sim irmãos segundo o nosso espírito , nós temos prazer em servir a Deus ; praticando os Seus ensinamentos e Mandamentos .

Mas ao mesmo tempo que há as forças benignas atuando em nós ; há também as forças malignas
que nos oprimem e nos assolam nossos membros (carne) , forçando-nos a pecar contra a lei de Deus . Então o Apóstolo Paulo desabafa : "Miserável homem que eu sou ! Quem me livrará do corpo desta morte?"

Paulo está na sua exclamação e pergunta nos dizendo : Porque somos assim pecadôres! E quem poderá nos salvar destas forças malignas que nos assolam dia e noite ? Para sua exclamação , a resposta nos faz reportarmos ao início da Criação Divina , quando o homem desobedeceu ao Seu Criador ; consumando-se então o conhecido pecado original de Adão e Eva .

Consequentemente abriu -se o caminho para que as forças malignas tomassem conta do mundo . Mas em sua pergunta , o próprio Paulo usando da sabedoria que Deus lhe deu , conclui : "Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo a lei de Deus , mas com a carne à lei do pecado" (Romanos 7:25) .

Irmãos depois destas explicações do Apóstolo Paulo , só nos resta seguir nos caminhos do Senhor Jesus ; pois Êle é o caminho , a Verdade , e a vida eterna na Casa do Pai . Vamos voltar para Casa do Pai ! Amém...

Renato J. Baudino

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos 2/17..."Jesus porém ouvindo isso disse-lhes : Não necessitam de médico os sãos , mas sim os enfermos ; Eu não vim chamar justos mas pecadores" .

João 8/29..."E Aquele que Me enviou está Comigo . O Pai não Me tem deixado Só , porque Eu faço sempre o que Lhe agrada".

"a videira arruinada"